segunda-feira, 30 de maio de 2016

Hoje vamos falar de crianças


Olá pessoal, é um prazer para a No Destro poder compartilhar com vocês tantas informações (algumas sérias, outras nem tanto...) sobre esse mundão dos canhotos.
Então, mamães e papais de plantão, sabe aquele momento fofo das ultrassons, quando o bebê está, ainda sob proteção da barriga da mãe, chupando confortavelmente o dedo? Saibam que muitas vezes, a criança já apresenta aí uma pretensão pelo lado esquerdo ou direito. (#partiu prestar atenção ok?)
Não é 100% garantido, mas, há fortes indícios de que, se o seu bebê estiver chupando o dedão esquerdo, ele poderá ser uma linda criança canhota. Isso não é magnífico??
Depois que nasce e conforme vão crescendo, a família já consegue começar a identificar alguns indícios de que a criança será canhota, mas a escolha dela, só será definida por volta dos seis anos de idade (geralmente quando iniciam a idade escolar).

A escolha de uma mão deve ser um processo natural, diz a presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, Quézia Bombonatto. "A criança não deve ser forçada, afinal, ela já nasce destra, canhota ou ambidestra. Essa característica é hereditária (passada de pai para filho) e deve ser respeitada", completa.
Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br (2014)

Separamos para vocês algumas dicas de como agir quando você começa a perceber que seu filho pode ser canhoto.
1.            Quando você vai ensinar algo, uma tarefa escolar por exemplo, você deve se posicionar sempre na frente da criança, e não do lado, como geralmente fazemos. Assim, as crianças terão uma imagem de espelho, facilitando-lhes a aprendizagem dos movimentos.

2.            Sabe aquele “escrever espelhado”? Ou escrever de trás para frente... Então, isso pode ser comum para as crianças canhotas, principalmente quando ainda estão em processo de início da alfabetização. Nas primeiras tentativas, a criança ainda não sabe todas as regularidades. 

3.            Outra questão é que, a criança em fase de alfabetização está aprendendo o que é direita e esquerda, mas você, ao perceber a diferença do seu filho(a), pode ir auxiliando nesse processo, realizando jogos e brincadeiras que envolvam o corpo.

Gostaram?? Em breve postaremos outras dicas importantes para você, então, fique ligadinho no nosso blog ou nas nossas redes sociais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário