quarta-feira, 15 de junho de 2016

De melhor à afortunado. Nem sempre os canhotos foram vistos de forma negativa

Um costume curioso fazia parte do cotidiano dos romanos há centenas de anos. Os bolsos de suas vestimentas eram costurados do lado esquerdo, isso porque em latim, a princípio, a palavra sinister, que quer dizer "esquerdo", significava "afortunado". Diziam que dava sorte.
Os anos se passaram e as coisas mudaram um pouco. Sabemos das diferentes tradições palavra canhoto ou esquerdo (assunto que também será debatido por aqui e breve), mas como vimos, nem sempre foi assim.
Os gregos também não viam os canhotos de forma negativa, arístera , o termo grego que designa a mão esquerda, significa "melhor" e a mesma origem da palavra aristocracia.
Nessa época, ainda, as estátuas dos deuses romanos tinham o olhar sempre voltado para a esquerda (leste), de onde vinha o sol, significando boas energias.
Isso mudou, e o motivo é desconhecido. As imagens das divindades, aproximadamente no século II, foram voltadas para o norte, e o leste, acabou ficando à direita. Por conta dessa mudança, a teoria mudou, o que antes significava "afortunado", agora passa a ser "azarado". A mudança também alterou os costumes, lembram dos bolsos dos romanos? Estes passaram antão a ser costurados do lado direito.
Caneta para canhotos - A 1ª caneta ergonómica
 que permite aos canhotos ver o que escrevem.
Sabemos da estreita linha entre cultura e religião na maioria dos países. O que se sabe é que, o esquerdo, historicamente, é ligado a algo ruim (e é exatamente isso que estamos tentando mudar).
Nos tempos medievais, o uso da mão esquerda era associado com feitiçaria (pessoas morreram nas fogueiras da Inquisição por serem canhotas). O uso da mão esquerda, ainda nessa época medieval, era associado com feitiçaria (pessoas morreram nas fogueiras da Inquisição por serem canhotas).
Ainda hoje, se pararmos para analisar, o esquerdo é visto como algo negativo. Na Nova Zelândia, por exemplo, ainda hoje o lado esquerdo é dedicado a demônios e ao diabo. Os muçulmanos acreditam que Alá fala às pessoas na orelha direita, e o diabo na orelha esquerda (e isso se assemelha muito do que se ouve no próprio catolicismo, quando os bons e puros estarão à direita do Pai). Na cultura dos índios americanos, a mão direita representa coragem e virilidade, já a mão esquerda, representa a morte. Na China, por exemplo, você só pode comer com a mão direita.
A importância de ter pessoas preocupadas em criar produtos para canhotos busca exatamente mudar essa realidade, afinal, ainda hoje, aqui no Brasil, nós dificilmente cumprimentamos outra pessoa com a mão esquerda.

Lápis de cor sextavado, ideal para canhotos
Precisamos pensar que, pessoas canhotas geralmente são talentosas ao extremo. Beethoven, Michelângelo, Rafael, Leonardo da Vinci, Goethe, Nietzsche, Picasso, entre outros eram canhotos. 


JÁ CONHECE NOSSO SITE?
Acesse 








Nenhum comentário:

Postar um comentário